Composição nutricional por 100g

140 calorias

13g de proteína 

9,94g de gordura

12mg magnésio

192mg de fósforo

1,84mg de ferro

134mg de potássio

140mg de sódio

488 UI de vitamina A

0,007mg tiamina

0,478mg de riboflavina

251mg colina

0,07mg niacina

1,3mcg vitamina B12

36 UI vitamina D

0,2mcg vitamina K

0,96mg vitamina E

1,12mg zinco

31,2mg selénio

Benefícios para a Saúde

Durante muito tempo, o ovo foi considerado um dos grandes vilões da alimentação. No entanto, a evolução da ciência permitiu concluir que, afinal, o ovo é um alimento muito nutritivo e que, enquadrado numa dieta equilibrada, tem até muito benefícios para a saúde.

A gema do ovo, por ser rica em colina, vitamina B12 e D, está diretamente associada ao bom funcionamento neurológico, bem como à redução dos efeitos da perda de memória, provocados pela idade avançada.

A grande quantidade de proteínas (1 ovo contém 10% das necessidades diárias para um adulto), juntamente com os nove aminoácidos essenciais presentes no ovo (o nosso organismo não consegue produzir os aminoácidos essenciais presentes no ovo) garantem excelentes resultados no fortalecimento e construção muscular.

A ingestão de ovos é excelente na prevenção da degeneração ocular, reduzindo o risco de desenvolver cataratas, graças à luteína e zeaxantina encontradas no ovo.

A grande concentração de vitamina D e fósforo nos ovos, faz com que este seja um forte aliado no fortalecimento de ossos e dentes.

Comer ovos ao pequeno almoço é ótimo para começar o dia de forma saudável, nutritiva e com benefícios bem visíveis para quem quer perder peso. Tudo graças à combinação de proteínas e gorduras, que oferecem uma sensação de saciedade, com apenas 80 calorias.

A vitamina D e o zinco, ajudam na melhorar a imunidade do nosso organismo.

A ingestão de ovos ricos em omega3, durante a gravidez e aleitamento ajuda não só no desenvolvimento do sistema nervoso central e da retina do feto e do lactente.